15 de fevereiro de 2013

Arquitetura e Design da natureza

Recentemente tive a oportunidade de estar em um lugar magnífico, onde jamais imaginei que meus olhos veriam tanta beleza.
Situada a aproximadamente 280 km de Curitiba, e com um nome um tanto rude e nada convidativo, a Caverna do Diabo, no pequeno município de Eldorado é uma amostra da magnitude da Natureza.
Passei diversas vezes na BR 116, via a placa: " Deve ser uma caverna comum, rochas e morcegos", pensava. Mas eu demorei demais para conferir!  Gostaria de tê-la descoberto antes. Como perdi tempo.
Com belíssimos e grandiosos salões, as formações rochosas nos encantam a cada passo, a cada sombra. As colunas, estalactites, estalagmites, formas, texturas e cortinas de pedras são inspiração para arquitetos, designers e todas as pessoas sensíveis à Arte.
Esta aí um passeio maravilhoso, econômico (a entrada custa R$ 20,00), rápido (dá pra fazer em só um dia), tem restaurante no local, a estrada é linda. E quem tiver medo do escuro não se preocupe, a caverna é toda iluminada artificialmente,uma intervenção humana, mas com os devidos cuidados para não agredir e conservar o estado natural ao máximo possível. A temperatura é agradável, a estrutura é segura, e só vi alguns morceguinhos...
Quem curte a natureza e gosta de ecoturismo, vai aí uma ótima dica.

A única entrada de luz natural



As passarelas permitem curtir a paisagem com seguraça

 Observe esta pedra calcário

 Vira uma luminária quando encostamos a lanterna. Lindo!

 Parecem tecidos cuidadosamente recortados


 Já viu ma cortina de pedras?

 Perfeitamente esculpidas, uma cortina real que virou pedra.

Os abismos entre os salões fazem as pernas estrecemer! Que delícia!

 Deixa alguma coisa a desejar à Igreja de Ossos em Évora, Portugal?

Cinematográfico


As estalactites parecem poder cair em cima de nós a qualquer momento.
Explêndido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário