Hoje vamos falar de uma peça criada há 85 anos e que continua linda e atual! Conhecida mundialmente como “clássica e moderna”, a Cadeira Barcelona é elegante e funcional, exatamente como o lema de seu criador: "menos é mais". Por seu desing requintado e limpo, é hoje a preferida para escritórios e edifícios bancários, mas é igualmente usada em residências.
Também chamada de Presidente Pavilion, foi projetada pelo arquiteto alemão Ludwig Mies Van Der Rohe, entre 1928 e 1929, para a realeza espanhola assistir a abertura da Exposição Internacional Barcelona World Fair.
Sua principal característica é o aço cromo do chassis e a cobertura com couro. O design é inspirado na antiga cadeira dobrável, com pernas de em forma de cruz. Foi fabricada na Europa e EUA, em produção limitada de 1930 até a década de 1950.
A estrutura lateral era feita a partir de duas peças de aço soldadas entre si, e o quadro era cromado, uma nova técnica aplicada aos móveis na época.
A estrutura lateral era feita a partir de duas peças de aço soldadas entre si, e o quadro era cromado, uma nova técnica aplicada aos móveis na época.
A partir da década de 50, começou a ser produzida em massa pelo fabricante de móveis 'Knoll', que produz até hoje. A armação passou a ser feita em aço inoxidável, que permitia fabricar a moldura com uma só peça, sem soldas.
As almofadas da cadeira, que complementam o quadro curvo, são costuradas à mão, com pedaços individuais de couro de qualidade (a cadeira original era de pele de porco).
RÉPLICAS
A cadeira Barcelona é um dos modelos mais vendidos no mercado de réplicas. O preço da peça original, que tem o logotipo Knoll Studio e assinatura de Ludwig Mies Van Der Rohe na perna, fica por volta de $ 5.429 dólares (R$ 13.192).
No Brasil temos réplicas na faixa de R$ 3.200 , além de modelos similares
em diversas cores, que podem ser acompanhados por pufes.
Para os mais ousados, modelos similares com estofamento em tecidos lisos e estampados.
Este vídeo monstra detalhes de uma réplica da Barcelona:
Nenhum comentário:
Postar um comentário